Ermida, uma das aldeias mais isoladas do Parque Nacional Peneda-Gerês situada na Serra Amarela.
Trata-se de uma típica aldeia pitoresca onde a população vive sobretudo da agricultura, numa extensa área agrícola construída em socalcos.
Podem visitar o pequeno Núcleo Museológico onde estão registadas aquelas que serão as principais características desta comunidade de montanha.
Estão expostos, também, dois marcantes elementos do património cultural desta localidade: a Estátua-menir da Ermida e a Pedra dos Namorados. A primeira é um magnífico exemplar datável do 2.° Milénio a. C., a mais antiga escultura antropomórfica conhecida nesta região. A segunda é uma lápide da época da romanização, encontrada nos arredores da Branda de Bilhares e na qual o povo da aldeia pretendia ver figurados “um par de namorados”.
Podem ainda visitar a Branda de Bilhares, localizada mais a cima da aldeia. Trata-se de uma antiga povoação temporária de montanha, que guarda ainda vestígios da ocupação romana.
Entre a aldeia de Ermida e a aldeia de Lourido podem ainda banhar-se nas águas cristalinas dos vários poços que lá existem e cascatas, maioritariamente de fácil acesso, pois ficam mesmo ao lado da estrada